Balanço da Época FIA WTCC
28 Jul 2015

O campeonato FIA World Touring Car Championship que tem como fornecedor oficial de pneus o fabricante japonês YOKOHAMA encontra-se atualmente na pausa de Verão. Com a última corrida no circuito citadino de Vila Real, em Portugal, ter sido disputada debaixo de um calor tórrido e perante um público estimado de 180.000 fãs entusiasmados, a posição de liderança do campeonato ainda pertence ao corrente Campeão Mundial e candidato Jose Maria “Pechito” Lopez.

Decorrente da sua vitória na corrida 1 em Vila Real, Jose Maria tem presentemente 322 pontos no campeonato, disfrutando assim de uma diferença maior para o segundo classificado Yvan Muller com 267 pontos. Ambas os pilotos da equipa Citroen Racing team são perseguidos por outro piloto da Citroen, o lendário piloto de rallyes Sebastien Loeb, em terceiro com 230 pontos.

Norbert Michelisz encontra-se em 5º lugar com Gabrielle Tarquini e Tiago Monteiro, ambos em Honda, seguindo-o de perto.

Relativamente ao troféu YOKOHAMA, que premeia pilotos e equipas independentes, o troféu está a ser disputado pelo húngaro Norbert Michelisz, que lidera com uma vantagem de 123 pontos, seguido por Tom Chilton com 98 pontos, Medhi Bennani em terceiro com 90 pontos e Hugo Valente em quarto com 80 pontos.

A Yokohama Ibéria aproveitou este evento para convidar cerca de 200 clientes de Espanha e Portugal, que disfrutaram da competição juntamente com a equipa Yokohama, encabeçada por Victor Manuel Canizares, vice-presidente de Vendas e Marketing da marca japonesa para o mercado ibérico.

Com oito corridas divididas por quatro fim de semana ainda por disputar no Campeonato e o período de Verão sendo útil para uma pequena pausa e para a logística envolvida na mudança da Europa para a Ásia, as corridas seguintes no Japão, China, Tailândia e Qatar podem resultar em algumas surpresas.

A corrida no Japão é próxima, disputada em Motegi. Motegi, situada em Tochigi Prefecture, 145 quilómetros a norte da capital Tóquio, terá a oportunidade de receber o WTCC pela primeira vez, sucedendo a Suzuka após quatro épocas de sucesso e a três em Okayama antes disso. Motegi também recebe a corrida de MotoGP em Outubro e o formato da pista é propício a corridas espetaculares. A corrida do Japão, que também é considerada como a corrida natal para a Yokohama realizar-se-á de 11 a 13 de Setembro.