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Rotulagem de Pneu

Em 2012 A UE vai implementar um novo rótulo para o pneu, para proporcionar informações padronizadas em 3 níveis de desemprenho específicos; Eficiência de Combustível, Aderência em Piso Molhado e Ruído Exterior. A rotulagem de pneus para carros de passageiros e camiões ligeiros irá produzir efeitos a partir de Novembro de 2012, para os pneus à venda na UE ao abrigo do Regulamento Europeu (EC/ Nº 1222/2009). O rótulo deve ser colocado no pneu atual e irá fornecer aos consumidores informações úteis para auxiliá-los na compra de pneus novos. Do lado esquerdo, pode encontrar um exemplo da novo rótulo para pneus da UE. Os gráficos do rótulo são semelhantes aos já utilizados para os eletrodomésticos e, mais recentemente, nos carros novos.

Economias reais de combustível e a segurança rodoviária dependem fortemente do comportamento do condutor e do seguinte, em particular:

Dicas

  • eco-condução pode reduzir significativamente o consumo de combustível
  • pressão dos pneus deve ser verificada regularmente para otimizar o desempenho em piso molhado e eficiência de combustível
  • distâncias de paragem devem sempre ser rigorosamente respeitadas

Eficiência de Combustível

Eficiência de Combustível (Resistência ao Rolamento)

Rolling Resistance

A resistência ao rolamento é uma das principais forças de resistência num veículo, que ocorre como uma força contrária à direção na qual o pneu rola. O rolamento dedorma e dissipa a energia. O pneu cuja resistência ao rolamento é maior requer mais combustível para mover o veículo. Assim a resistência ao rolamento influencia directamente o consumo de combustível e o ambiente. No canto superior esquerdo do rótulo, são identificadas 7 classes que variam de A (maior eficiência) até G (menor eficiência), essa classificação indica a contribuição do pneu para a eficiência de consumo de combustível e emissão de CO2.

Aderência em Piso Molhado

Aderência em Piso Molhado (Desempenho de Travagem)

Wet grip

A aderência em piso molhado é um dos aspectos mais importantes na segurança de um pneu. Os pneus com excelente aderência em superfícies molhadas têm menor distância de travagem durante a condução em tempo chuvoso. Existem outros parametros importantes que também estão relacionados com a segurança. No entanto os consumidores poderão verificar e selecionar por si o desempenho que preferem. No canto superior direito do rótulo, a aderência em piso molhado é expressa numa tabela de classes de A (maior desempenho) a G (menor desempenho).

 

 
 

   

Ruído Exterior

Ruído Exterior

External noise

O ruído do transito é um dos principais factores de peturbação e uma questão ambental muito relevante. Na parte inferior do rótulo, está indicada o nível exterior de ruído do veículo (não o ruído interno ouvido pelo condutor), expresso em decibéis. A classificação indica a contribuição do pneu para o ruído no transito e no ambiente. O rótulo mostra ondas sonoras e os correspondentes níveis de 1 (menor ruído) to 3 (maior ruído) 

1 sound wave corresponds to the lowest external noise level or the best external noise level performance of the tyre;
2 sound waves correspond to the average external noise level or the average external noise level performance of the tyre;
3 sound waves correspond to the highest external noise level or the weakest external noise level performance of the tyre.